MPE foi informado sobre a ação de retirada de areia desde o ano passado

Cenário rotineiro, segundo o INI, na praia da avenida
Instituto Nossa Ilhéus

Desde julho de 2014 que está protocolado junto ao Ministério Público Estadual, um pedido de investigação sobre a retirada irregular de areia na praia da avenidfa Soares Lopes. A reprsentação feita pelo Instituto Nossa Ilhéus revela, com documentos e fotografias, que a areia vem sendo retirada rotineiramente por agentes da Prefeitura Municipal.

"Diariamente e, segundo informações de várias pessoas, com autorização do governo municipal e licença expedida pela Secretaria do Meio Ambiente, vem sendo praticada a lavra de areia naquele local. Além de entendermos ser equivocada a prática, temos que convir que aquela Avenida e adjacências é o local da cidade na poligonal do centro histórico, mais visitado por turistas, além de ter sido avistado por pessoas que trabalham naquelas imediações tartarugas que após eclosão dos ovos, atraídas pelas luzes chegarem à pista e imediatamente resgatadas e levadas para o mar, ou seja, local de desova de tartarugas", informa o documento.

Até o momento o MPE não se manifestou.

Segundo informações do Instituto Nossa Ilhéus, a ilegalidade também foi informada ao Condema - Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente. "Nenhuma resposta foi dada. Aguardamos tempo suficiente e entendemos que já é passado o tempo de que haja intervenção por parte do órgão do meio ambiente federal IBAMA, por recomendação dessa Procuradoria, assim como, para a SEMA – Secretaria do Meio Ambiente municipal, após apuração dos fatos aqui relatados", revela o documento entregue ao MPE.

Nos documentos enviados ao Ministério Público, o INI informou, inclusive, sobre o uso de carros da administração pública, trasportando areia da praia para obras particulares como, por exemplo, "para a casa de um pastor evangélico".